terça-feira, 20 de novembro de 2007

Aculturação e Aldeia Global

A globalização é, considerado, o fenómeno mais marcante das sociedades contemporâneas, tendo os seus aspectos negativos e positivos ao longo da sua história.

A globalização cultural, é encaminhada pela comunicação da média, pelo turismo, e por fluxos migratórios, transformando assim a maneira como as pessoas vêm e representam o mundo. A mesma apresenta também tendências tanto de universalização como de localização de traços e elementos culturais distintos.

Dadas as inovações a diversos meios de comunicação, vem conduzindo a globalização cultural a uma desterritorializações das referências culturais tradicionais e à construção de uma percepção da integração cultural do mundo, acabando por ser fruto de um processo de interconexão do mundo no que se refere aos seus aspectos culturais.

Porém através da diversidade cultural, um individuo expressa a sua opinião a sua identidade, e as suas intenções, confrontando assim com outros indivíduos, provenientes de distintas culturas.

Aculturação

“Trata-se de aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura diferente. Além disso aculturação pode ser também a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Um exemplo típico desse fenómeno é a cultura romana que logo por ser tão similar à grega torna-se praticamente uma cultura denominada como cultura greco-romana. Esse tipo de fenómeno acontece graças à convivência com outras culturas.

Com a crescente globalização a aculturação vem se tornando um dos aspectos fundamentais na sociedade. Pela proximidade a grandes culturas e rapidez de comunicação entre os diferentes países do globo cada cultura está a perder a sua identificação cultural e social aderindo em parte a outras culturas. Um exemplo disso é cultura ocidental similar em muitos países. Mesmo assim a aculturação não tira totalmente a identidade social de um povo, crendo-se que talvez no futuro não exista mais uma diferença cultural tão acentuada como a aquela que hoje ainda se observa entre alguns países.”

Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acultura%C3%A7%C3%A3o"



O que significa a palavra “aculturação”?

● A palavra “aculturação” significa o processo de aprender uma nova cultura;


● Frequentemente significa ir para uma nova sociedade onde a cultura é diferente, mas é também parte da adaptação que nós precisamos copiar enquanto a nossa própria comunidade muda (quer dizer: desenvolve) à nossa volta;


● O seu trabalho como mobilizador resulta nas mudanças sociais (desenvolvimento) dentro da comunidade. Os membros dessa comunidade devem “aculturarem-se” (estarem habituados) as comunidades recentemente modificadas.