quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Historia da Globalização!

VÍDEO 2 ( Evolução dos Media)


Quando falamos em globalização não podemos apenas falar nos dias de hoje, pois esta já faz parte das nossas vidas há muitos séculos, embora não nos tenhamos apercebido.
Desde a expansão mercantilista da economia europeia (entre 1450 e 1850) que os processos de globalização se fazem sentir, naturalmente noutras dimensões. Posteriormente com a expansão industrial imperialista e colonial verificou-se um acentuar do processo de globalização através, principalmente, das interacções culturais e sociais provocadas pelas colonizações. (entre 1850 e 1950).
E é no fim deste 2º período da Globalização que aspectos técnicos apareceram, possibilitando que ao contrario do que acontecia anteriormente, a globalização se desenvolvesse rapidamente, como por exemplo, em o comboio e o barco a vapor encurtaram as distâncias, o telégrafo e, em seguida, o telefone, aproximaram os continentes e os interesses ainda mais, e a rádio. E, principalmente depois do voo transatlântico em 1927, a aviação passou a ser mais um elemento que permitiu que o mundo se tornasse menor.

E em 1930 a televisão e a sua difusão regular a cores começa em 1954.

Mas sem duvida que é nas ultimas três décadas que este fenómeno se tornou visível e incontornável, e para isso, não são alheios os desenvolvimentos tecnológicos efectuados, como o fax, a telefone móvel e a Internet que têm demonstrado que as novas tecnologias têm cruzado fronteiras.

Através destas as empresas actuam em locais, distintos de sua unidade de produção, em países diferentes, tornando a comunicação mais efectiva. Além disso, a necessidade de presença física fica cada vez mais desnecessária.
Diversas são as actividades que podem ser realizadas através de qualquer meio de comunicação. Actividades como escrever artigos para jornais e/ou revistas, vender passagens, efectuar transacções bancárias ou investimentos, assistir aulas ou até participar de algum procedimento cirúrgico.
.
.
VÍDEO 3 (Historia - Evolução)
.
.
Conceitos importantes a referir:
  • Evolução dos meios de comunicação:
  • A Internet é o meio pelo qual a Globalização se faz notar, esta produz uma revolução no mundo da informação.
  • Mas será que percebemos realmente o que significa, a Globalização?! o que realmente alterou?!
  • Estaremos realmente na ERA da INFORMAÇÃO?!

.

VÍDEO 4