domingo, 18 de novembro de 2007

Vantagens e Desvantagens da Globalização

A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso quotidiano e mudanças que estão a tornar a vida de muita gente mais difícil. Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo, é o desemprego que tem batido recordes.


Vantagens da Globalização:


A nível económico, a globalização, provocou uma abertura dos mercados, o que permitiu aumentar a qualidade de vida dos países desenvolvidos, com a modernização da economia. Hoje em dia, o consumidor beneficia desta expansão do mercado, pois agora podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa maior oferta ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.


Assim faz todo o sentido, não falar em mercados nacionais, mas talvez, em mercados globalizados.

A acompanhar esta evolução a nível económico, está o sector dos media, e da informação, ou seja, globalização da informação é uma realidade incontornável, o que nos permite obter a mesma, a uma escala anteriormente não imaginável.

Uma das grandes vantagens da globalização, prende-se com a própria criação de uma nova sociedade de informação. De fácil acesso e com conteúdos não apenas nacionais. Esta nova sociedade em que estamos inseridos permite-nos obter informação nacional ou internacional em larga escala.

Mas será que a realidade, é a existência de uma escala de informação para todos? A globalização economia, e as vantagens desta são para todos? Será que podemos falar realmente de globalização da informação e dos media?


VÍDEO 6

Talvez não! E aí podemos verificar as desvantagens da globalização. Ou melhor verificar como o mundo não está organizado de forma a potenciar realmente todas as vantagens da globalização.
A questão que se coloca nesses tempos é como identificar e aproveitar as oportunidades que estão a surgir numa economia internacional cada vez mais integrada.
Os processos de globalização, estão a provocar grandes desigualdades no mundo, será que todos tem a acesso a informação? como poderão ter se de acordo com o Banco Mundial, 54,7% da população mundial vive em estado de miséria ou pobreza extrema.
.
VIDEO 7
.
Assim o que podemos concluir relativamente ás vantagens e desvantagens da Globalização?
Num balanço geral, o saldo é seguramente positivo em favor da globalização, ou seja, os países podem beneficiar e muito com ela, sendo que para isso sejam criadas condições de uma globalização realmente total, ou seja, que a globalização económica seja aberta aos países mais pobres, para que em consequência de uma possível reorganização da riqueza, este países possam finalmente entrar na Sociedade da Informação, o que certamente lhes abrirá novos horizontes.