quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Globalização Económica!

A Globalização Económica será provavelmente a mais visível e a que mais influência todos os sectores de actividade de uma sociedade, isto porque desde a Industrialização, o comércio mundial, na acepção de permutas de mercadorias e de serviços entre os estados-nação, expandiu-se muito rapidamente. O que permitiu a criação das multinacionais, que actuam não apenas no país da sua sede, mas tem uma área de actuação e de influencia a nível global.

Funções
Económicas
Globalizadas

.Produção

.Consumo

.Investimento


A característica mais notável da globalização é a presença de marcas mundiais:

“AS MARCAS BILIONÁRIAS”

1. Coca-Cola
EUA
2. Microsoft
EUA
3. IBM
EUA
4. Intel
EUA
5. Nokia
Finlândia
6. General Electric
EUA
7. Ford
EUA
8. Disney
EUA
9. McDonald’s
EUA
10. AT&T
EUA

A globalização é marcada pela expansão mundial das grandes empresas internacionais. A cadeia de fast food McDonald’s possui 18 mil restaurantes em 91 países, tendo empresas com um papel decisivo na economia mundial.

A globalização permite a visualização de um processo bastante interessante de produção de mercadorias: as transnacionais instalam as suas fábricas nos países onde existam as melhores vantagens fiscais, mão-de-obra, e matérias-primas baratas. O resultado desse processo é que actualmente grande parte dos produtos não tem uma nacionalidade definida.
Um automóvel de marca norte americana pode conter peças fabricadas no Japão, ter sido projectado na Alemanha, montado no Brasil e vendido no Canadá.



Anti Globalização

Por existir uma grande polémica sobre as consequências da globalização, surge os movimentos “anti globalização”, tendo como objectivo o fim de acordos comerciais.
Esta designação nasceu após várias manifestações em 1999, através da acção global dos povos, que consiste num movimento social e radical. Os defensores deste movimento preocupam-se essencialmente com certas politicas económicas e não com regimes ou ideologias politicas.